expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O QUE AS CAUDAS E RABO DOS CÃES NOS DIZEM


A Caudectomia, ou seja, a prática de amputar a cauda dos cães é sinônimo de eliminar uma das suas principais formas de comunicação. Até mesmo uma briga pode ser gerada porque um cão não conseguiu se comunicar adequadamente ao outro cão pela simples falta do rabo.

O corte acontecia antigamente para diminuir a área de atrito entre o cão e seu oponente quer fosse em lutas ou caçadas. Com o corte da cauda diminuía consideravelmente a possibilidade de ferimentos e sangramentos exagerados visto que essas áreas são bastante sensíveis. Com o tempo e domesticação dos animais eles começaram a ser animais de companhia, fazer parte da família, e a cauda continuou a ser cortada por razões de estética. (como se fosse muito bonito ver um cão de rabo e orelhas cortadas)
Pasmem que já ouvi recentemente afirmarem que se o corte das caudas não fosse feito os animais não cresceriam e desenvolveria, de forma adequada.
Quando pensamos que já ouvimos de tudo nessa vida verificamos que a ignorância e estupidez humana é que nem o Universo... infinita.

Hoje, felizmente, essa prática é proibida por lei e considerada (e muito bem) como MUTILAÇÃO e por isso um crime punido com penas severas.

Os cães necessitam da cauda para se comunicarem entre si e com os seus donos também. Embora o aprendizado de como funcionam os sinais que os cães transmitem com a cauda não seja fácil, com o tempo, a observação e convívio com o animal vai ficando cada vez mais fácil.

Sinais como Medo, Euforia, Agressão são mais fáceis de perceber e podem-se evitar até alguns problemas com esse tipo de entendimento. Ter um conhecimento básico sobre esta característica do animal torna-se necessário para podermos interagir melhor com os nossos cães e eles serem mais felizes e equilibrados ao nosso lado.
Nós agradeceremos e eles também.

Vejamos alguns exemplos:

ABANAR a cauda

Muitos pensam que quando um cachorro está abanando a causa isso significa que ele está alegre e feliz.
Cuidado, isso não funciona exatamente assim!

Abanar tranquilamente a cauda e ligeiramente erguida

Um dos exemplos é quando você está falando com o seu cão e ele está tentando entender. Ele fica atento ao que você está falando e se não entender o recadinho vai continuar nessa posição. Se a comunicação tiver êxito ele mostrará felicidade e mudará seguidamente a cauda começando a balançar de forma mais energética.

Abanar a cauda acima da linha do dorso

Na verdade, quando isso acontece o seu cão não está se divertindo nem quer brincar mas é um aviso claro de ataque iminente. Fique atento para poder evitar um acidente tanto com pessoas como com outros animais.

Quando o seu cão persegue a cauda

Existem muitas pessoas que quando o cão está perseguindo o rabo acham que ele está brincando e até acham uma certa graça mas na verdade isso se trata de um comportamento obsessivo que demonstra que o cão está estressado, frustrado e precisa gastar a energia acumulada.
Não tendo como passear, brincar ou ter atividades que estimulem as suas necessidades físicas ou cognitivas o cachorro começa a perseguir o rabo ou roer outras partes do seu corpo. Perseguir a cauda também pode acontecer como sinal que o animal necessita cuidados de saúde como, por exemplo, falta de vermifugação.
Eles aprendem a chamar a atenção dessa forma assim que precisa tomar cuidado e ver o que está acontecendo, se necessário consulte um veterinário para ter uma opinião de um profissional.

CHEIRAR o rabo de outro cachorro

Ao contrário de acharem engraçado os cachorros perseguirem o rabo, também alguns donos acham nojento o hábito de os cães cheirarem o rabo uns dos outros.
Mais uma vez vou repetir a máxima:
Cães não são Gente! Os hábitos deles são diferentes dos nossos, entendam isso duma vez e todos seremos muito mais felizes!

Cheirar o rabo de outro cachorro faz parte do ritual quando dois cães estão se conhecendo. As glândulas anais funcionam como um registro completo de informações do outro só que em forma de odor. Através dessa prática um cão informa o outro sobre sua posição hierárquica, seu sexo, seu estado emocional, sua saúde, sua alimentação e até por onde andou.

Outras pessoas não permitem a aproximação por medo que eles briguem. A sua atitude está dizendo ao cão exatamente o contrário. Não passando energia calma ele vai entender que você fica nervoso e o está incentivando, então ele vai com certeza querer brigar.
Se o seu cão é agressivo ou se você sabe que o outro o é, o que tem de fazer é tentar perceber como estão as suas caudas e ver se pode permitir ou não a sua aproximação.

Cheirar o rabo do outro cão é uma das formas mais básicas se socialização entre eles então, por favor, permita sempre que achar seguro. Não os prive desse prazer e necessidade.

A cauda ENTRE AS PATAS

Quase sempre a causa entre as pernas significa muito medo de algo. E esse medo precisa ser devidamente tratado porque um cão com medo pode ter a atitude de fugir ou de atacar! Nenhum dos dois é desejável porque um cão necessita equilíbrio, segurança e auto-estima para ser feliz.
Entretanto existem raças que possuem características próprias de comportamento e a cauda entre as pernas é sinal que eles estão perfeitamente relaxados. Por isso é tão importante saber mais sobre as raças dos cachorros, ler sobre o animal antes de o levar para casa e saber quais são as suas necessidades e características. Fora essas exceções que fogem à regra, a cauda dos cachorros entre as pernas é sinal de medo e de que algo não está bem com o seu animal.

Posições básicas da cauda do cachorro:

Acima da linha do corpo: excitação

Na linha do corpo: relaxamento

Abaixo da linha do corpo: insegurança

Entre as pernas: revela muito medo.

Algumas pesquisas revelam que quando o cão move a rabo para a direita, indica emoções positivas, já se o faz para a esquerda o significado é o oposto.

Segundo alguns cientistas isso se explica pelo com o fato de que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa.

Por último quero salientar o fato de que, se alguns de vocês já viram alguns vídeos do DescomplicaKão no Youtube, irão verificar que o nosso cão foi vítima de caudectomia antes de o termos adotado com muita pena nossa. E com mais pena ainda não sabemos, por razões óbvias, quem o fez.
A sua mutilação já foi feita depois de ter saído a lei sobre a proibição dessa prática e temos muita pena que ainda alguns continuem a cometer a mesma barbaridade. Se alguém souber sobre esta prática abusiva por favor denunciem. É desta forma que todos podemos contribuir para um mundo melhor.

Já pensou se na maternidade os médicos ao nascermos nos cortassem a bunda e as orelhas... não seria nada bonito nem agradável, verdade?
Então continuemos com a máxima de fazermos aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.
A natureza é perfeita e se nascemos com órgãos e membros no lugar é porque têm alguma funcionalidade.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.