expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2016

O MEU CÃO SE TORNOU AGRESSIVO - O QUE SE PASSA COM ELE?


A maioria dos problemas que os donos têm com os cães é a falta de comunicação ou a forma incorreta como o fazem. Os cães não falam nem entendem idiomas mas isso não significa que não possamos entender o que eles estão tentando nos dizer. Nós apenas temos de ficar atentos, nos colocarmos na pele deles, e pensarmos o que quereríamos em cada situação.

Parece doido? Pois não é!

Uma das coisas que mais frequentemente causa problemas maiores e com consequências mais graves é a agressão e o ser humano costuma dizer que a primeira vez que aconteceu foi sem motivo algum. Isso raramente é verdade a não ser que o cão tenha algum problema de ordem mental que o leve a ter essa atitude, caso contrário existe sempre um motivo e normalmente eles dão sinais antes da mordida ou ataque.

Mas se eles não usam palavras como entendemos esses sinais?

O segredo para o sucesso da comunicação com cães é nos lembrarmos de "falar" com eles através de energia e não palavras. Isso significa que é importante você estar atento e ser paciente. Preste atenção nos sinais... o seu cão irá com toda a certeza dizer se está nervoso ou animado e você terá de agir conforme cada situação.

Um dos erros mais básicos do ser humano é pensar que gritando o cão vai entender melhor o que ele quer dizer. Vamos falar a verdade? Nem nós os humanos funcionamos assim. Quanto mais nos gritam menos vontade temos de obedecer a uma ordem mesmo que ela seja coerente.
Com os animais funciona da mesma forma. Quando um ser humano está gritando um comando, o cão não ouve as palavras, só sente a energia desequilibrada – e entenda, o cão não vai responder a isso. Se você mantiver a calma e tranquilidade vai ser capaz de se comunicar com seu cão duma forma muito mais eficiente.

Os cães têm evoluído ao longo dos séculos ao lado de seres humanos, assim que não só nós os temos estudado a eles, como igualmente eles nos têm estudado lendo as mais sutis mudanças na linguagem corporal e aprendendo a sempre nos agradar. E acredite, essa é a maior felicidade e objetivo deles: agradarem ao seu tutor e estar sempre ao nosso lado.

O problema para a maioria das pessoas é que perdem os primeiros sinais porque não estão atentas e a primeira vez que prestam atenção é quando o cão começa a latir ou se torna agressivo. Tarde demais... nessa hora normalmente o cão já está fora do controle ou muito mais difícil de controlar.

Ser um líder de um cão ou duma matilha tem a ver com o fornecimento adequado ao seu cão de orientação e proteção.
Se a sua energia não lhe transmitir essas duas condições essenciais, ele automaticamente irá se sentir perdido e tentar assumir o seu papel. É assim que acontece na natureza, lidera sempre o mais forte e equilibrado, o que sabe mandar, se impor, fazer valer as regras.

E não se trata de rigidez ou maus-tratos, ao contrário: o seu cão agradecerá que você lidere sempre, que saiba o que fazer, como fazer e que o proteja sempre.

Se você criou o seu cachorro desde pequeno e não sabe porque começou a ter um comportamento diferente dum momento para o outro está na hora de olhar para dentro de você, se avaliar, ver o que está faltando e mudar.

Há sempre tempo para mudar, voltar atrás, às origens... não importa a idade, se o fizer com determinação, firmeza e amor tudo irá dar certo!

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.