expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

LIMPAR AS FEZES DO SEU CACHORRO NAS RUAS NÃO É FRESCURA, É RESPEITO PELO PRÓXIMO


Hoje decidi fazer uma publicação sobre as fezes dos animais deixadas espalhadas pelas ruas como se fossem ornamentos da calçada e, desde já, salientar que não tem absolutamente nada a ver contra os passeios dos animais nas ruas, ao contrário, mas é uma forma de conscientizar a maioria dos donos e chamar a atenção de que as fezes dos cachorros nas ruas, além de ser sinônimo de uma sujeira sem fim, é um caso muito grave de saúde pública e um risco enorme para todos os animais e humanos. Além disso todo o mundo deveria ter consciência que a sua liberdade acaba quando começa a desrespeitar a do próximo.

Ainda essa semana tive de ficar lavando a calçada em frente ao nosso portão cheia de coco de cachorro dos outros. Pergunto, isso é justo ou mesmo aceitável?

A falta de respeito tremenda com o próximo fingindo que não vê (como se os animais defecassem andando ou correndo) e não recolhendo as fezes dos animais nas ruas é absolutamente egoísta, porca, um verdadeiro perigo para humanos e animais e, mais que tudo, o espelho do comportamento dos donos com a sociedade em geral.

O nosso cachorro faz o seu cocô no terraço da nossa casa sempre quando chega dos passeios diários mas um dia desses mudamos a ração dele e ele, sem que estivéssemos preparados, pois não é hábito dele, fez o seu presentinho na rua. Não levávamos conosco uma sacolinha e não tínhamos como recolher, mas passava por nós uma senhora que vinha do mercado e pedimos gentilmente se ela nos dispensava uma sacola das suas compras ao que ela respondeu prontamente que sim.
No final ela nos elogiou e falou que se todos fizessem o mesmo as ruas seriam um espaço bem mais agradável para todos circularmos sem a sujeira vergonhosa que vemos todos os dias por tudo o que é canto.
Fiquei pensando nisso e resolvi fazer esta publicação desejando que esta fosse uma prática que começasse a ser normal e não alvo de elogios como se fossemos uns ET’s fazendo algo absolutamente inusitado e até, pasmem, sinônimo de frescura como alguns já ousaram denominar.

Além de ser um problema de higiene para as ruas, como já falei antes, as fezes dos cachorros deixados pelas ruas são um perigo enorme para a saúde pública porque transmitem inúmeras doenças tanto para os animais como para os humanos, tais como:

CONTAMINAÇÃO DE ANIMAIS SAUDÁVEIS:

Adenovírus – Doença viral em cães que pode danificar o fígado e rins. Causa convulsões, icterícia, sangramento de orifícios e até mesmo a morte.


Giárdia – Parasita que infeta o trato gastrointestinal e provoca diarreia.

Coccida – Parasita que causa diarreia

Parvovírus – Doença viral que causa vômitos, diarreia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal.

Tênia – Vermes que vivem fora do trato intestinal. Causam vômitos diarreia e anemia.

CONTAMINAÇÃO DE HUMANOS:

Toxocaríase – Pode causar cegueira, particularmente em crianças que entram em contato com fezes infectadas enquanto estiverem brincando.

E-coli – Podem causar infecções do trato urinário em humanos, meningite, peritonite, mastites, septicemia, pneumonia, vômitos severos e diarreia e até mesmo morte.

Como podem ver não se trata de frescura nem deve ser olhado pelos outros como uma atitude desnecessária, ao contrário:
Limpar as fezes dos seus animais deve ser uma prática a ser mantida e encorajada por todos, inclusive pelas Prefeituras das vossas cidades e isso pode ser feito exigindo mais informação a respeito, que nos postes de iluminação hajam sacolinhas próprias e caixotinhos para se jogar as fezes previamente acondicionadas e principalmente que as leis existentes sejam punidas com mais severidade e cumpridas.

Além das sacolas plásticas que pode levar de casa, as fezes podem ser igualmente recolhidas com papel, uma pazinha e existem igualmente nos Pet Shops coletores de fezes no mercado disponíveis de várias marcas e modelos.

Por falar nestes modelos encontrados nos Pet Shops, a semana passada vi um vídeo do canal do YouTube Mundo Kão intitulado Presentinho da VIRBAC, que mostrou um modelo de porta sacolinha e sacolinha recolhedoras de fezes e achei super prático e interessante. Os produtos deles são ótimos tendo em conta o custo/benefício. Embora não tenha absolutamente nada a ganhar com a publicidade, a gente aqui em casa usamos os produtos com o nosso cachorro e recomendamos sem hesitar.

Os donos responsáveis que coletam as fezes dos seus animais podem também podem começar a pensar em distribuir panfletos de conscientização por murais e postes de energia junto a escolas, igrejas, lojas, e porque não junto aos órgãos competentes como Prefeituras, Câmeras, etc. que têm a obrigação de serem os maiores responsáveis pela higiene, saúde da população e até punição por não cumprimento de leis!?
De passo fica a esperança que com estes gestos os donos sem noção dos animais ganhem vergonha na cara e comecem a se comportar como gente civilizada e respeitosa com os demais.

Depois de tudo isso acho que cabe da consciência de cada um decidir o que fazer pois com toda a certeza não vou ser eu que vou mudar o mundo mas apenas peço uma reflexão sobre o tema.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.