expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ALIMENTOS E SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS PARA CÃES


Existem certos alimentos e substâncias que você não deve dar ao seu cão em qualquer ocasião. Embora existam casos individuais que variam de acordo com raça, peso e outros fatores, em geral esta lista se aplica a todos os cães e deve ser cuidadosamente seguida para evitar acidentes.

No caso dos alimentos, só porque são considerados bons para humanos não quer dizer que o sejam para o seu animal. É igualmente importante perceber que se um animal gosta de um alimento também não significa que não lhe faça mal, apenas o sentido mais apurado dos cães é o olfato e se cheira bem eles com toda a certeza quererão provar ou  mesmo comer.
Muitas pessoas confundem as coisas e se esquecem que humanos e animais têm metabolismos e necessidades diferentes, então evitem qualquer tipo de comparação nesse sentido e fiquem atentos aos cuidados que devem ter com o seu animal.
Alimentos perfeitamente adequados para o consumo humano podem ser tóxicos e até mesmo venenosos para o seu cão e na maioria das vezes só damos conta disso demasiado tarde.

Por esta razão deixamos aqui uma lista de alimentos ou substâncias que são inseguros e impróprios para consumo canino, muitos dos quais são tóxicos e até venenosos para eles.

Álcool – Muitas pessoas acham engraçado quando dão para beber a um cão uma cerveja ou algum tipo de álcool e ele fica meio grogue. Hoje em dia parece tudo ser engraçado e até considerado inofensivo de for feito ocasionalmente, afinal também os animais precisam se divertir. Confesso que o pensamento do ser humano por vezes ainda me surpreende mas como infelizmente acontece, e não só de forma esporádica, o álcool também está nesta lista. O álcool pode causar não só intoxicação, falta de coordenação, má respiração e acidez anormal, mas pode ser igualmente ser a causa do seu animal entrar em coma ou mesmo o levar à morte. Presumo que isso já não seria tão engraçado assim.

Lúpulo - Um ingrediente da cerveja que pode ser tóxico para o seu cão. O pode causar respiração ofegante, um aumento da frequência cardíaca, febre, convulsões e até a morte.


Chocolate - Você provavelmente já ouviu isso antes, mas o chocolate é definitivamente PROIBÍDO para o seu cão. E não é apenas porque contém cafeína, que é suficiente para prejudicar o seu cão por si só, mas teobromina e teofilina, que pode ser tóxico, causa respiração ofegante, vômitos, diarreia e danificar o sistema cardíaco e nervoso do seu cão.

Macadâmia - Contem uma toxina que pode inibir atividades locomotoras, resultando em fraqueza, respiração ofegante, membros inchados, tremores, bem como possíveis danos aos sistemas digestivo, nervoso e muscular do seu cão.

Proteínas, aromatizantes e corantes ARTIFICIAIS nas rações dos animais - Pode causar em primeira mão alergia alimentar e coceira, que, na maioria das vezes, não fica totalmente evidente no animal. Este prurido pode se manifestar como otites frequentes, que são as inflamações no ouvido, ou até mesmo pela lambedura insistente das patas.
O corante nas rações é uma causa frequente de vários tipos de câncer e deve ser evitada.

Vitaminas para humanos - Algumas vitaminas humanos são perfeitas para uso dos cães, mas a chave é comparar os ingredientes e ser sempre o veterinário a subscrevê-las (muitas vezes você pode obter o equivalente humano por muito menos dinheiro). Certifique-se de que não há ferro - ferro pode danificar o revestimento do sistema digestivo e provar venenoso para o fígado e os rins.

Sementes da Maçã – Embora muitas pessoas desconheçam, as sementes de maçã são tóxicas para os humanos e igualmente para um cão porque contêm uma substância química natural (amygdlin) que libera cianeto quando digeridos. Isto será apenas um problema se uma grande quantidade foi ingerida e as sementes foram mastigadas, mas para jogar pelo seguro não esqueça jamais descascar a fruta e tirar as sementes antes de dar para o animal.

Abacate - Abacates contêm Persin, que pode causar diarreia, vômitos e problemas cardíacos. 

Uvas e Passas - Muitos donos de cães desconhecem mas as uvas contêm uma toxina que pode causar danos graves do fígado e insuficiência renal. Todos já ouvimos histórias de cães que morrem de apenas um punhado de uvas, por isso não alimente o seu cão com essa fruta. Para eles é bastante tóxica.

Caquis, Pêssegos e Ameixas - Caroços de pêssego não são apenas um perigo de estrangulamento, eles contêm amygdalin, um composto cianeto e açúcar que se degrada em ácido cianídrico (HCN), quando metabolizada. Sementes de pera também contêm traços de arsênico e são perigosos. Então, se você vive em uma área onde exista caqui, pêssego ou ameixa em árvores tome cuidado e fique sempre atento. Sementes de caqui e pêssego e ameixa podem causar obstrução intestinal e enterite. Se você observar coco do seu cão e começar a ver um monte de sementes ou caroços em seus resíduos, vai precisar achar uma forma de evitar que eles passem para aquele local ou pegar numa serra e cortar algumas árvores.

Extratos de óleo de cítricos - Pode provocar vômitos.

Cogumelos - Assim como o cogumelo errado pode ser fatal para os seres humanos, o mesmo se aplica aos cães. Não mexa com eles.

Cebolas e Cebolinha - Não importa a forma (seco, cru, cozido, em pó, dentro de outros alimentos), as cebolas são alguns dos piores alimentos que você pode dar ao seu cão (é venenoso para os cães e sua ainda pior para gatos). Eles contêm dissulfuretos e sulfóxidos (tiossulfato), e ambos podem causar as células vermelhas do sangue anemia e outros danos.

Ruibarbo e Folhas de tomate - Estes contêm oxalatos, que podem afetar adversamente os sistemas digestivo, nervoso e urinário.

Espiga de Milho - Esta é uma das formas mais fatais do intestino do seu cão ficar bloqueado e paralisar. O milho em si é digerido, mas o restante se aloja no intestino delgado e se não for removido cirurgicamente pode ser fatal para seu cão. Além disso o grão de milho em demasia poder afetar o trato digestivo, então é melhor ser prudente e não dar para o seu animal.

Ossos cozidos - Quando se trata de ossos, o perigo é que ossos cozidos podem facilmente soltar lascas quando mastigados pelo seu cão e danificar gengivas, o estômago ou intestinos.

Aparas de gordura - Pode causar pancreatite.

Fígado - Em pequenas quantidades o fígado é bom, mas evite alimentar o seu cão com muito fígado. Fígado contém um pouco de vitamina A, que pode afetar negativamente os músculos e ossos do seu filhote.

Peixe – Os principais peixes que precisa ter mais cuidado são o salmão e truta . Salmão cru pode ser fatal para cães, se o peixe estiver infectado com um certo parasita chamado nanophyetus salmincola . O parasita em si não é perigoso para os cães, mas é frequentemente infectados com uma bactéria chamada Neorickettsia helminthoeca , o que em muitos casos é fatal para cães, se não tratado adequadamente. Se o diagnóstico ocorre no início, o cão tem uma grande chance de recuperação. Já o salmão cozido é tão bom como mata o parasita.

Peixe cru - Outra vitamina B deficiência (tiamina) pode resultar do consumo regular de peixe cru. Perda de apetite será comum, seguido de convulsões e em casos raros a morte.

Comida de Gato - Não que os cachorros apreciem muito mas existem alguns que comem qualquer coisa que vejam pela frente e for deixado à sua consignação. Comida de gato contém proteínas e gorduras que são orientadas para a dieta de um gato, não para um cão. Os níveis de proteína e gordura na comida de gato são demasiado elevados para o seu cão e não é saudável.

Goma de mascar e doces - Não só doces contêm açúcar, mas muitas vezes contém xilitol, o que pode levar à libertação de insulina provocando insuficiência renal e problemas mais graves.

Açúcar – O Açúcar para o seu cão pode levar a problemas dentários, obesidade e até mesmo diabetes.

Xilitol – É um álcool de açúcar encontrado em gomas, doces, assados ​​e outros itens substituindo o açúcar. Embora não cause nenhum dano aparente para os seres humanos, é extremamente tóxico para cães. Mesmo pequenas quantidades podem causar baixa de açúcar no sangue, convulsões, insuficiência hepática e até mesmo a morte.

Café – De novo não faço nem ideia por que alguém pensaria em dar café a um cão, mas o fato é que tem gente que o faz. O café é essencialmente VENENO para o seu cão se ingerido.

Leite e produtos lácteos - Embora pequenas doses não matem o seu cão, ele pode produzir gases com muito mau cheiro e em alguns casos episódios desagradáveis ​​de diarreia. Por quê? Os cães são intolerantes à lactose (tal como muitas pessoas), e não têm o suficiente da enzima lactase para digerir corretamente os alimentos lácteos. 

Levedura (simples ou em massas) - Assim como o fermento faz crescer o pão também irá expandir e crescer dentro de barriga do seu filhote. Certifique-se de que eles não comam nenhum deles. Enquanto nos casos leves produzirão apenas gases e desconforto existem casos mais graves em que existe o perigo de rompimento do estômago e intestinos. Melhor não pagar para ver.

Maconha – Duvido que você vá comprar maconha para dar para o seu cão mas se você for consumidor desta substancia evite estar no mesmo espaço com o seu cão quando for consumir. Isso pode afetar negativamente o coração e o sistema nervoso de seu cão e induzir o vômito.

Sal - Assim como o sal não é a coisa mais saudável para os seres humanos, é ainda menos saudável para cães. O sal em excesso (e lembre-se que a quantidade do sal permitida para animais é muito menor do que para humanos) pode levar a um desequilíbrio nos níveis de eletrólitos, desidratação e potencialmente diarreia.

Tabaco - Um grande risco tóxico para os cães tal como para os humanos, embora para os cães seja ainda mais tóxico. A nicotina pode danificar sistemas digestivo e nervoso do seu filhote, aumentar o batimento cardíaco e finalmente, resultar em morte.
Normalmente nenhum cão gosta de sentir o cheiro e se afasta mas existe sempre um ou outro que insiste em não deixar nunca os pés do dono, então evite que ele esteja por perto.

Por favor, aqui mencionamos somente os mais perigosos para o seu animal, assim que não consideram um alimento seguro apenas porque não está nesta lista. Faça igualmente a sua pesquisa.

Não esqueça de se inscrever no Blog e partilhar as vossas histórias sobre cada publicação que fazemos.
Dessa forma trocaremos experiências, soluções e poderemos ajudar muitas mais pessoas que estejam passando pelo mesmo.


Obrigado pela Visita.
Juntos na Luta!

Equipe #DescomplicaKão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.